Com 51 anos, Livraria Leitura se reinventa e cresce no país

Com 51 anos, Livraria Leitura se reinventa e cresce no país

Fundada em 1967, a Livraria Leitura está completando 51 anos de história. E ao longo deste período, a presença da empresa nas mais diferentes regiões do país contribuiu para promover o acesso e incentivo à leitura, além de oferecer entretenimento e cultura para toda a família.

O que começou com uma pequena loja de livros usados na Galeria do Ouvidor, em Belo Horizonte, se tornou hoje a 3ª maior rede de livrarias e papelarias do país. Líder no mercado mineiro e em mais 10 estados brasileiros, a Leitura possui um extenso acervo de produtos culturais que mantém um público diversificado e fiel em suas 66 lojas que estão distribuídas por 19 estados da federação. Deles, 20 lojas se concentram em Minas Gerais. Na capital mineira, a Livraria Leitura possui 11 unidades situadas em diferentes empreendimentos e pontos estratégicos. Já na Região Metropolitana, 3 unidades estão instaladas em Contagem e uma loja num shopping de Betim.

Segundo o Gerente de Marketing da Livraria Leitura, Eduardo Batista, objetivando uma boa gestão, a rede está sempre analisando oportunidades para se adaptar as mudanças. “Aqui, buscamos reinventar sempre, mas evitando dívidas e procurando abrir novas lojas em mercados carentes de opções em livrarias e produtos culturais”, informa.

A primeira loja fora de Minas Gerais foi inaugurada em 2000, no Shopping Pier 21, em Brasília, no Distrito Federal. A partir daí iniciou uma forte expansão para algumas cidades das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Somente em 2017, a Leitura inaugurou 3 grandes livrarias no país. Segundo Eduardo, cada abertura de loja requer um investimento entre R$ 1 milhão e 3 milhões, conforme o tamanho da operação.

“A nossa grande aposta é a abertura da segunda loja D+ Casa & Presentes. Esta é uma empresa com vários sócios em comum com a rede Leitura e que possui um conceito diversificado”, ressalta, Eduardo. A inauguração acontecerá no mix do Shopping Estação BH.

Para 2018, a previsão é que a rede inaugure mais 4 novas livrarias e outras 3 lojas da D+ Casa & Presentes.

 

NÚMEROS

1.700 contratados diretamente em toda a rede.

200 e 300 empregos temporários gerados pela Livraria Leitura em períodos de maior movimento como Natal e Volta às Aulas.

300 fornecedores de diferentes segmentos realizam prestação de seus serviços diretamente fomentando a economia.

 

O SEGREDO DA EMPRESA É A SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO

A expectativa da rede é crescer mais de 3% até o final de 2017. “Hoje, as nossas lojas são centros de cultura e entretenimento. As megastores oferecem uma enorme variedade de produtos, chegando a 100 mil itens entre livros, revistas, filmes, músicas, games, informática, papelaria, jogos e presentes. Além de tudo isso, contamos com espaços de entretenimento como cafés, ambientes para leitura, sessões de autógrafos e eventos culturais, se tornando ponto de encontro para um público altamente qualificado”, ressalta o gerente.

Para Eduardo, para se ter o sucesso de 50 anos é fundamental também a empresa ter uma equipe competente. “O time da Leitura é formado por uma equipe treinada e motivada para atender as necessidades dos clientes em suas buscas nas lojas da rede. Os nossos colaboradores vestem a camisa da Leitura e vibra com cada meta conquistada”, enaltece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *